Depois do artigo sobre teoria das cores, seguiremos agora com o mesmo assunto, falando sobre psicologia das cores!

A psicologia das cores é o estudo de como o cérebro humano interpreta, identifica e transforma as cores; como elas são percebidas, quais sensações determinadas cores representam.

Esse estudo guia a escolha as cores de marcas famosas, as cores dos cômodos de uma casa, a composição de cenas de filmes e séries, a escolha de figurino de personagens ou modelos etc.

As sensações passadas por cada cor

Você já deve ter ouvido a seguinte expressão ao entrar em um cômodo: “Nossa, a cor dessa parede é tão tranquila!”; ou então, assistindo um filme, “essa cena tem um ar tão deprimente”, mesmo que a cena seja só um vasto campo com um tom meio acinzentado. Esses são exemplos dos sentimentos que as cores nos passam. Mas quais cores passam quais sensações?

Cores frias

As cores frias, como vimos em artigo anterior, são o azul, verde e roxo; estão relacionadas com a lua, o frio e o céu, e às sensações de calma, tranquilidade, distância ou conforto. São cores muito usadas, por exemplo, em logos de hospitais ou clínicas; são frequentemente escolhidas para quartos porque geram essa sensação de tranquilidade.

  • Azul: Associada ao infinito, pois é a cor do horizonte, a cor do céu e do mar; associada também à tranquilidade, à tristeza e à depressão.
  • Verde: Largamente associada à natureza, como também à esperança, ao dinheiro, ao relaxamento.
  • Roxo: Associada ao luxo, à realeza, à espiritualidade e à magia.

Cores quentes

As cores quentes são o vermelho, o amarelo, o laranja. Opostas às cores frias, são relacionadas com o sol, o calor, o fogo, e às sensações de agitação, perigo, sedução, aviso, fome. Você encontra essas cores em logos de empresas de comida, como McDonald’s, KFC, Burger King, já que a combinação delas “desperta” a fome no espectador. Também é possível perceber o uso do vermelho em cenas de filmes ou séries que querem passar uma sensação de perigo.

  • Vermelho: A cor da paixão, do perigo, da sedução. Associada ao amor, a sensualidade, mas também ao sangue e à guerra.
  • Amarelo: Associada à luz e ao calor, à felicidade, ao otimismo. É a cor do sol e do ouro.
  • Laranja: Associada à alegria, à energia, à criatividade. É notável o uso dessa cor em diversas situações que seja necessário passar a ideia de energia, de agitação.
  • Rosa: Muitas vezes associada ao feminino, à ingenuidade, à delicadeza.

Outras cores:

  • Marrom: Também associado à natureza, ao solo, à terra e à sujeira.
  • Cinza: Associada à elegância, ao desânimo, à velhice e à apatia.
  • Branco: Associada à clareza, à paz, à luz, à pureza e à harmonia.
  • Preto: Associada ao luto, à sofisticação, ao medo, à noite.

Dependendo da região, a interpretação das cores muda bastante. Por exemplo, enquanto nós entendemos o preto como a cor do luto, em outras regiões, a cor relacionada ao luto varia. Na Ásia, por exemplo, eles usam o branco; na África, usa-se o vermelho em algumas regiões da África do Sul, e o amarelo no Egito; no Oriente Médio, a cor do luto é o azul celeste.

Teoria das Cores na mídia

A teoria das cores está em todos os lugares. Podemos observar isso em filmes e séries, como na escolha das cores dos personagens do filme de animação “Divertidamente”, da Disney-Pixar, da animação “Frozen” e do filme de suspense “Precisamos Falar Sobre o Kevin”.

Divertidamente

Em “Divertidamente”, temos os personagens Alegria, Tristeza, Nojinho, Raiva e Medo, cada um representado, respectivamente, pelas cores amarelo, azul, verde, vermelho e roxo. Como foi apresentado antes, isso tem relação direta com a psicologia das cores, visto que o amarelo representa a alegria, a luz, e o otimismo, e a personagem Alegria é sempre, bem… alegre e otimista; a personagem Tristeza, cuja cor é o azul, está relacionada ao pessimismo; a Raiva, que é uma personagem vermelha e explosiva, a Nojinho, que é relacionada, no filme, a um brócolis, que é um vegetal verde que a maioria das crianças não gosta; e o Medo, que é um personagem roxo.

Persoangens do filme Divertidamente
Fonte: Livros Simples, Disney-Pixar

Frozen

Em “Frozen“, o reino de Arendell, fortemente inspirado na Noruega, é cercado por gelo, com fiordes de montanhas congeladas. Nesse filme, a personagem Elsa, que é capaz de controlar esse elemento, acaba por instaurar um inverno até que se quebre uma maldição.

É possível perceber o forte uso das cores frias, com os tons de azul, branco e cinza para o gelo, como também tons de verde, roxo e azul-claro, principalmente nos vestidos das personagens Elsa e Anna.

Roupas usadas pela Elsa nos filmes Frozen e Frozen 2
Fonte: Disney
Roupas usadas pela personagem Anna em Frozen e Frozen 2
Fonte: Disney

Precisamos Falar Sobre o Kevin

Nesse filme, que segue a vida do problemático adolescente Kevin, é possível perceber a recorrente presença de elementos vermelhos; toda vez que o próprio Kevin está presente ou quando ele é o assunto principal, essa cor é empregada para passar a sensação de perigo, aviso.

O próprio pôster do filme é exemplo disso, que mostra Kevin com todo um filtro vermelho, e seus pais sentados num sofá; a mãe, inclusive, também usando um vestido avermelhado.

Posters do filme Precisamos Falar Sobre o Kevin
Fonte: Litherarium

Conclusão

Esse artigo abordou o básico sobre psicologia das cores, como elas afetam o cérebro humano e como são percebidas. No próximo artigo dessa minissérie, usando os conceitos vistos anteriormente sobre teoria das cores e psicologia das cores, vamos ver como combinar as cores para compor telas de sites, logos e muito mais.

Bons estudos!