Nesse artigo, trataremos de termos comuns usados em programação. Este material poderá ser de grande uso para consultas e de auxílio nos estudos.

Para uma consistência e a fim de especificação, os exemplos usados nesse artigo serão na linguagem JavaScript, mas os conceitos são gerais e valem para quaisquer linguagens de programação.

Application Programming Interface ou API

O nome pode ser traduzido para Interface de Programação de Aplicações (ou aplicativos); é um conjunto de definições e protocolos de programação, usados no desenvolvimento e na integração de softwares, que dão acesso a aplicativo ou software que tem base na Web.

Bloco de Código

É a “caixinha” que limita um determinado código, o seu começo e fim. Em JavaScript, um jeito simples de mostrar isso é usando funções. Elas são limitadas por chaves ({ }), e, uma vez chamadas, elas executam o código que está dentro do bloco de código.

function blocoDeCodigo() {
    console.log("Um exemplo de bloco de código!")
}

blocoDeCodigo() //chamando a função!

Isto pode, ainda, ser feito fora do escopo das funções, como se “solto” no arquivo. Assim:

console.log("Eis um outro modo de fazer um bloco de código.")
console.log("Perceba que as Strings são impressas em ordem!")
console.log("No resultado, parece um parágrafo completo, né?")

Declaração

Quando se fala em declaração de variáveis, isso significa especificar um identificador, um valor e, dependendo da linguagem de programação, um tipo para aquela variável.

Em JavaScript, que é uma linguagem de tipagem dinâmica e de tipagem fraca, o tipo não precisa ser especificado, de modo que a própria linguagem consegue identificar o tipo pela declaração. Os tipos mais comuns, para a maioria das linguagens, são:

let string = "Tipo String!"
let number = 12 
let boolean = true
let object = {}
let array = []

Escopo

O escopo é o contexto que delimita onde os valores estão associados. O escopo global é o mais abrangente, em sua maioria se referindo ao arquivo onde o código está sendo elaborado.

Uma comparação que pode ser feita é com aquelas bonecas russas, onde tem uma maior que tem uma menor dentro, e assim em diante; o escopo global é a boneca maior, e outros escopos são as que estão dentro dela.

No exemplo abaixo, perceba que é possível acessar a variável declarada no escopo global, mas ao tentar acessar a variável local fora do seu escopo, dá problema!

let variavelGlobal = "Sou uma variável global"

function escopo() {
    let variavelLocal = "Sou uma variável local"
    console.log(variavelGlobal)
}

escopo() //consegue acessar a variável global
console.log(variavelLocal) //dá erro!

Funções

Uma função, que inclusive já apareceu nesse artigo anteriormente, nada mais é do que um conjunto de comandos que geram um resultado. Podem ser delimitadas por chaves, como nas linguagens JavaScript e C, ou com dois-pontos, como na linguagem Python. A fim de se conseguir o resultado, as funções precisam ser invocadas ou chamadas!

function funcao() {
    return console.log("Sou uma função!")
}

funcao() //invocação/chamada da função

Graphical User Interface ou GUI

Do inglês, uma interface gráfica do usuário é o que vai permitir a interação do usuário com dispositivos digitais, geralmente usando ícones e outras indicações visuais do que cada elemento faz; um bom exemplo desses elementos visuais comuns são os botões de play/pause de um vídeo.

Integrated Development Environment ou IDE

Do inglês, um ambiente de desenvolvimento integrado se refere ao software que combina ferramentas com uma interface gráfica de usuário, a fim de compor um ambiente de fácil compreensão para que o programador consiga utilizar as ferramentas e compor seus códigos mais facilmente. Exemplos de IDE são o Visual Studio Code, o Dev-C++, o PyCharm etc.

Linguagens forte e fracamente tipadas

Numa linguagem fortemente tipada, se uma operação for feita com valores de tipos diferentes, essa operação gera erros ou exceções e, assim, essas operações somente funcionam se os operandos forem do mesmo tipo. Um exemplo seria a linguagem Java.

Numa linguagem fracamente tipada, as variáveis podem receber quaisquer tipos, a qualquer momento, e as operações têm interações interessantes entre si, mesmo quando de tipos diferentes. Um exemplo seria a linguagem JavaScript.

Loop

Em Programação, um loop é uma instrução que se repete. Alguns dos loops mais conhecidos são o for, o forEach, o while, dentre outros. Também chamados de laços, recebem instruções e repetem o mesmo código até que uma condição seja satisfeita.

Objetos

Os objetos, em Programação, são um tipo abstrato de dados. São declarados na forma chave: valor, onde a chave é chamada de atributo de um determinado objeto. Em JavaScript, há várias maneiras de se criar objetos: de forma literal, usando funções construtoras, usando funções factory, usando classes, dentre outras.

let objeto = {} //criação forma literal - objeto vazio!
let obj = {
    atributo1: "Sou o primeiro atributo",
    atributo2: "Sou o segundo atributo"
}
//acessando os atributos por meio da notação ponto
console.log(obj) //mostra os dados armazenados dentro do objeto
console.log(obj.atributo1) //imprime "Sou o primeiro atributo"
console.log(obj.atributo2) //imprime "Sou o segundo atributo"

Operadores

Em diversas linguagens, temos operadores comuns em várias linguagens, sendo alguns deles: os operadores aritméticos, lógicos, comparação, relacionais e desigualdade. Já temos um artigo falando direitinho sobre esses operadores em JavaScript, então vou disponibilizar aqui!

Paradigmas de Programação

São padrões de resolução para códigos, visando a resolução de problemas. Temos um artigo que fala mais profundamente sobre, então vou disponibilizar aqui!

Programação Orientada a Objetos ou POO

A Programação Orientada a Objetos (POO) é um dos paradigmas de programação mais conhecidos, foi criada visando o reuso de código e a facilidade de manutenção; a programação orientada a objetos vê as entidades do mundo como classes que se relacionam, e possui quatro pilares principais: Herança, Polimorfismo, Abstração e Encapsulamento. Mais sobre os pilares da POO nesse artigo aqui!

Programa

Um programa, em Computação, é uma série de instruções que serão passadas para o computador executar. Pode se referir ao código-fonte de um software, ou ao executável desse código-fonte.

Retorno

O comando return é um comando que encerra uma determinada função e retorna, para a chamada da função, um determinado valor especificado. Mais sobre funções com e sem retorno nesse link aqui!

Servidor/Cliente

O modelo cliente-servidor refere-se à distribuição das tarefas entre os que fornecem um determinado serviço (o lado do servidor) e aqueles que fazem uso desses serviços (os clientes).

Software

É um termo genérico para um conjunto de instruções – ou seja – para programas! Pode se referir a aplicativos, scripts e programas no geral.

Tipagem Dinâmica e Estática

Numa linguagem de tipagem dinâmica, não é necessário especificar o tipo do dado armazenado; a própria linguagem se encarrega de identificar, usando, por exemplo, o modo como a variável é declarada. Em JavaScript, se uma variável recebe um valor numérico, a linguagem identifica como sendo do tipo Number; se recebe um valor com aspas simples ou duplas, identifica como uma String, e assim por diante.

Numa linguagem de tipagem estática, é obrigatória a declaração do tipo do dado que a variável irá receber, mesmo antes de atribuir-lhe um valor. Esse tipo de tipagem garante uma maior segurança, visto que os tipos sempre serão os mesmos. Em Java, por exemplo, ao se declarar uma variável como int, ela só poderá receber valores inteiros; ao declarar uma variável como string, só receberá Strings, e assim por diante.

Variáveis

Uma variável é uma atribuição que recebe um determinado valor. São entendidas, também, como um espaço na memória que armazena um determinado tipo de valor; em certas linguagens dinâmicas, como o JavaScript, uma mesma variável pode mudar de tipo de valor sem problemas:

let variavel = "Comecei sendo uma String"
console.log(variavel)
variavel = 0 //virou Number
variavel = [] //virou Array
variavel = {} //virou Object
variavel = "E depois dessa viagem toda, voltei a ser uma String!"
console.log(variavel)

Conclusão

Espero que tenham curtido esse resumão sobre diversos termos da nossa área! Acredito que vai ajudar muito no desenvolvimento e facilitar a compreensão daqui para frente.

Bons estudos!