Olá, pessoal. Tudo bem? Hoje eu vou falar um pouco sobre o que é uma API.

É bem comum vermos na documentação de aplicações ou bibliotecas, várias referências citando alguma API, serviço, dentre outros.

Portanto, hoje eu vou falar um pouco sobre que é uma API, incluindo alguns de seus conceitos importantes e algumas ferramentas para quem quer criar sua própria API.

Definição de API e usabilidade

Primeiramente, vamos a definição. De forma literal, API significa “Application Programming Interface”.

Essa interface simplifica o desenvolvimento de softwares multiplataforma e multi-aplicação. Então, vamos supor que você foi em uma padaria, e você quer comprar 5 pães. Você fala para o padeiro que quer 5 pães; ele, então, entra na cozinha, faz os 5 pães e volta para entregar os pães.

Agora, vamos pensar nesse padeiro como uma API: você pediu certas informações para ela, e sabe que ela vai pegar, mas não sabe como. Ela lhe ajudou a fazer aquela tarefa, assim como o padeiro ajudou você fazendo os pães e dando para você. Ficou claro?

Agora você pode pensar “certo, mas muitas outras pessoas também podem pedir pão para esse mesmo padeiro?” E a resposta é sim! Geralmente, uma API é criada quando o desenvolvedor quer que outros desenvolvedores criem aplicações baseadas na sua própria, por isso, é considerado uma boa prática você desenvolver uma API para que não somente uma aplicação possa usar, mas qualquer uma que queira se comunicar com ela (ou pelo menos, as aplicações que você deseje).



Casos de uso

Se você é desenvolvedor, é muito comum que tenha que conectar sua aplicação com um banco de dados para que a parte visual da sua aplicação se comunique com o servidor. Esse mesmo servidor, uma vez comunicando-se com o seu banco de dados, poderá levar informações do banco direto para o seu front, ou seja, para o cliente. 

Alguns exemplos com esse fluxo, seu front fazendo o que chamamos de requisições para API e que interajam com o seu banco de dados são:

  • Clicar em algum botão que crie uma conta, onde os dados inseridos por você terão que se comunicar de alguma forma com o banco de dados para serem inseridos nele; quem fará essa comunicação é a API;
  • Listar produtos de um e-commerce, onde novamente os mesmo produtos estarão cadastrados no banco de dados, e serão visíveis para o cliente através da API.

Exemplo prático

Existem diversas ferramentas que lhe possibilitam criar APIs; entre outros, temos Node.JS, SpringBoot, C#, etc.

Por fim, eu fiz um exemplo de como criar uma API básica usando o Node.JS. Note que ele vai precisar de uma dependência chamada Express; ele possibilita a criação de um servidor HTTP para criarmos as rotas que podem ser chamadas por qualquer tipo de aplicação capaz de consumir uma API rest. Observe o exemplo:



Conclusão

Portanto, uma API é uma peça fundamental para o funcionamento de uma aplicação. Nela, podemos expandir nossa aplicação para muitos horizontes e até disponibilizá-la para outros desenvolvedores criarem aplicações com ela.

É muito importante entender os conceitos de uma API, já que as APIs são cada vez mais usadas no mundo da programação.

Esse foi o artigo de hoje. Espero que vocês tenham gostado. Até a próxima!