E aí, pessoal! Tudo certo? Hoje nós falaremos sobre um problema bem recorrente aos usuários do Eclipse, que traz muita dor de cabeça, mas que também é extremamente simples de resolver: o problema no Encoding ou codificação.
Nesse artigo, vamos entender o motivo desse problema ser gerado e como solucioná-lo.
Acentuações
Nós sabemos que nem todas as linguagens possuem acentuações como a língua portuguesa, e por isso, em diversas ocasiões e ambientes de trabalho são necessárias configurações específicas para que mostremos ao Eclipse que iremos utilizar caracteres que possuem acentuações.
Geralmente o Eclipse vem com o encoding configurado para cp1252, no entanto, essa codificação tem algumas incompatibilidades com alguns acentos e caracteres especiais. Por isso, iremos fazer a alteração de cp1252 para UTF-8. Porém, o uso do UTF-8 nem sempre funciona 100% por alguma divergência de configurações, por isso, se o uso do UTF-8 não solucionar o seu problema, tente fazer o mesmo procedimento passado no artigo todo usando o ISO-8859-1.
Portanto, se você está aqui foi por causa desse problema de incompatibilidade onde os caracteres não são reconhecidos e aparece o símbolo � no lugar de letras com acentos, está no lugar certo. Vamos lá para a resolução desse problema!
Alterando o Encoding do Eclipse
Para fazermos essa alteração é bem simples, basta seguir esses passos dentro do nosso Eclipse:
Solução 1. Window > Preferences > Digitar “Encoding” na barra de pesquisar. Em seguida, vá até a aba de General e selecione Workspace, ele irá abrir a seguinte tela:
Aqui, é só alterar onde está marcado na imagem. Por padrão virá cp1252, então é só selecionar Other e escolher UTF-8.
Solução 2. Depois, iremos configurar também a parte de execução. Vá no círculo verde e selecione Run configurations > Commom e depois mude o Encoding para UTF-8. Se tiver alguma dúvida, é só seguir o exemplo abaixo:
Solução 3. Como ultima configuração, selecione seu arquivo ou pasta e logo após isso selecione File > Propertis e em Text File Encoding e selecione UTF-8. Seguindo o modelo a seguir:
Lembrando que, se a solução 1 estiver como UTF-8, as outras provavelmente irão herdar essa configuração, portanto, também estarão como UTF-8.
Conclusão
Em conclusão, esse foi um artigo bem rápido para mostrar como é possível fazer a alteração do tipo de Encoding, de forma extremamente direta e prática.
Espero ter ajudado todos que estejam com esse problema. Grande abraço, e até a próxima!