O Chocolatey para Windows é um software que permite o gerenciamento de pacotes no terminal. Isso significa que com ele você tem vários benefícios, como poder trabalhar com versionamento de tecnologias, gerenciar dependências e instalar softwares.
Instalação
Primeiramente, acesse o site oficial do Chocolatey para iniciar a instalação. O site irá informar que trabalharemos com o Powershell ao invés do CMD padrão. Por isso, recomendo que você esteja em um usuário Administrador na sua máquina.
Em seguida, abra o PowerShell como Administrador. Para isso, basta fazer a busca no menu Iniciar do Windows.
Feito isso, o PowerShell abrirá diretamente na pasta do Windows.
Agora, utilize o seguinte comando:
Set-ExecutionPolicy AllSigned
Logo em seguida, aparecerá uma pergunta, que você deve responder com a letra A.
O próximo passo é instalar o Chocolatey para Windows. Para isso, copie todo o comando abaixo e cole no terminal:
Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force;[System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol = [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol -bor 3072; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://chocolatey.org/install.ps1'))
Finalmente, ao concluir a instalação, você pode testar se ela foi bem sucedida digitando ‘choco’ no seu PowerShell:
Pronto! Você instalou o Chocolatey corretamente na sua máquina.
Exemplos
Um bom exemplo de como utilizar o Chocolatey é na instalação do Dart. Ao entrar na seção Get Started, no site oficial do Dart, você já se depara com a dica de instalar ele via Chocolatey. Basta fazer como sugerido.
Em resumo, você pode utilizar o Chocolatey para instalar o sdk de várias tecnologias de forma mais simples e rápida, além de poder atualizar tais tecnologias. E tudo isso direto do seu terminal no Windows! Espero que tenha gostado da dica. Bons estudos!