Introdução

O Android Studio é uma ferramenta super importante para o desenvolvimento de aplicativos para Android. Ele pode ser utilizado como IDE para quem trabalha com Kotlin mas também é a nele que temos o emulador oficial de Android, onde podemos baixar e configurar o emulador como quisermos. Nesse artigo irei mostrar como é feita a instalação e também como podemos criar e editar um emulador dentro do Android Studio.

Instalação

Para começarmos o processo de instalação basta entrar no site oficial: https://developer.android.com/studio

A partir daqui basta escolher o seu Sistema Operacional caso esteja apontando para algum errado, aceitar as licensas e começar o download.

Vamos para o instalador.

Instalador – parte 1

De inicio basta clicar em Next, sem segredos. Já na segunda parte vamos desmarcar a opção ‘Android Virtual Device’ uma vez que iremos mostrar como criar um emulador essa opção do emulador padrão não é necessária.

Instalador – parte 2

Ao clicar em Next você vai escolher aonde quer instalar o software. E depois disso pronto, a instalação vai estar completa.

Ao abrir o Android Studio pela primeira vez você vai ter algumas opções de importar configurações e sobre enviar dados para o Google, fica a sua escolha. Após isso algumas configurações vão ser pedidas para o usuário. Basta clicar em Next e escolher suas configurações. Após escolher entre Light e Dark theme para a sua IDE você irá para a janela de instalação do Android SDK.

Aqui você poderá escolher aonde será instalado o SDK e outras configurações. Deixe dessa forma aqui:

Instalador – parte 3

Agora basta clicar em Next, depois em Finish e esperar a instalação ser finalizada.

Configuração de um emulador

Agora, ao abir o Android Studio você se deparará com essa janela aqui:

Configuração – parte 1

Caso os botões ‘Configure’ e ‘Get Help’ não apareceram logo de cara, basta aumentar o tamanho da janela que eles irão aparecer. Vamos clicar no botão ‘Configure’ e o que irá aparecer é:

Menu das configurações

Nessa janela iremos clicar em AVD Manager, Android Virtual Device Manager.
A tela que abrirá é essa:

Configuração – parte 2

Clicando em ‘Create Virtual Device’ iremos para essa tela:

Configuração – parte 3

Aqui você pode escolher o modelo de celular que você quer emular, ou seja, modelo e tamanho de tela. Irei continuar o exemplo com as opções que eu uso na minha máquina mesmo. Após escolher o celular basta clicar em Next e iremos para a tela seguinte.

Configuração – parte 4

Aqui você vai escolher e baixar uma versão do Android para ser utilizada no seu dispositivo virtual. Eu irei utilizar a versão mais atual disponível, mas vocês podem escolherem a que quiserem. Ao clicar em Download basta aceitar o que irá aparecer na janela e deixar baixando. O download pode demorar um pouco, afinal, é um SO inteiro. Após o download seremos jogados devolta para a tela acima, agora basta selecionar o SO baixado e clicar em Next.

Configuração – parte 5

Nessa tela podemos alterar o nome do Emulador e ao clicar em Advanced Settings teremos outras opções de configuração do Emulador. Faça aqui como achar melhor e depois basta clicar em Finish.

Configuração – parte 6

Pronto, agora nosso emulador está pronto para ser usado. Basta clicar no botão de ‘Play’ ou utilizar outras formas de iniciar o emulador que você tenha no seu ambiente.

Resultado final

Conclusão

Então é isso, nesse artigo mostrei como instalar e configurar seu Android Studio e deixar o Emulador preparado no seu ambiente para seus trabalhos envolvendo o desenvolvimento e teste de aplicativos.