Java é uma linguagem com quase 30 anos de história, e por consequência com diversas implementações e versões. Para desenvolvermos em Java precisamos instalar o Java Development Kit (JDK), que providencia várias ferramentas junto a um Java Running Environment (JRE), com os componentes necessários para executar nossos programas.
É comum querermos testar versões ou até implementações diferentes do Java e neste artigo vou mostrar como fazer isto no Eclipse.
Para verificar se o Java está instalado na sua máquina, basta digitarjava -version
em algum shell, como o bash no Unix ou como o PowerShell no Windows. Caso exista uma instalação e ela esteja no path do seu sistema, este comando deve retornar o seguinte:
Agora vamos localizar a pasta de instalação. Em distribuições do Linux derivadas do Debian, você pode utilizar o comando update-java-alternatives --list
, já em distribuições derivadas do RedHat você pode usar o alternatives --display
.
No Windows, você pode localizar a pasta pelo PowerShell com o comandoGet-ChildItem -Path "C:\Program Files\*\jdk-*" -Include "bin" -Recurse
.
Note que este comando assume que instalamos o Java em alguma pasta dentro de “C:\Program Files\”.
Agora que sabemos o local de instalação da versão ou implementação do Java que vamos usar, podemos adicioná-la ao Eclipse. Basta clicar em Window > Preferences, pôr “jre” na caixa de busca e selecionar Installed JREs, como na imagem abaixo:
Note que o JDK listado pelo comando update-java-alternatives --list
já está listado. No entanto, só para exemplificar vou adicionar um segundo, o JDK 16, que atualmente é a versão mais recente.
Para isto, basta clicar em Add…, selecionar Standard VM, clicar em Next e, na tela seguinte, pôr o caminho para a pasta do JDK.
Pronto, agora temos o novo JDK para selecionarmos como padrão ou para usar em um determinado projeto.