O Git é uma ferramenta muito importante para todo desenvolvedor, pois com ela é possível fazer o controle de versões de um software e registrar o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo. Dessa forma, você pode transitar entre as versões do seu software e voltar caso algum problema aconteça. Nesse artigo vamos aprender como instalar e configurar o Github Desktop.
Caso você esteja dando os primeiros passos na programação, é muito importante que você conheça o Git, já que ele vai te ajudar nesse momento em que você não está tão familiarizado com o terminal. Com o Github Desktop você pode fazer tudo que é feito com o Git no terminal, mas dentro de uma UI gráfica bem mais amigável que a tela do terminal.
Mas antes, para utilizar o Github Desktop, é necessário que você crie uma conta no Github através do seguinte link: https://github.com/
Instalação
Primeiramente, acesse o site oficial para download do Software e faça o download.
Em seguida, com o download concluído, abra o instalador.
Nessa tela você já pode fazer login, mas se quiser pode deixar para entrar na conta depois de instalar. Eu recomendo que você já faça o Login nesse momento.
Em seguida, o software será instalado automaticamente e abrirá a janela principal:
A partir daqui você já pode configurar e trabalhar em seus projetos do Github.
Como criar um repositório
Para criar um projeto basta clicar no File e em seguida clicar em “New repository…”
Após clicar, veremos a seguinte janela:
Aqui podemos escolher o nome do repositório e a descrição, além de decidir se você quer ou não iniciar ele com um arquivo README, o local do repositório na sua máquina dentre outras opções mais técnicas. Vou criar o repositório de acordo com a imagem acima.
Trabalhando com o repositório
Após criar o seu repositório, você verá a seguinte tela:
Nessa tela você verá um atalho para abrir a pasta do projeto diretamente no VSCode e outro para abri-la no explorador de arquivos do seu sistema operacional.
Caso você faça qualquer alteração dentro da pasta em questão, acontecerá o seguinte:
Automaticamente, o software percebe que você fez alterações no repositório e mostra quais foram as alterações feitas.
Na janela abaixo você pode escolher o nome do Commit, incluir uma descrição e clicar no botão para fazer o Commit.
Clicando no botão da imagem abaixo, seu repositório será publicado no Github e salvo lá. Ou seja, você pode fazer isso sempre que fizer alguma modificação importante no seu projeto, salvando versão por versão no seu Github.
Como adicionar um repositório local
Clicando em File, veremos a opção “Add local repository…”, que serve para adicionar um repositório já baixado na sua máquina para que ele também seja monitorado pelo software.
Clicando, você verá a seguinte tela:
Basta selecionar o caminho até a pasta do repositório e pronto. Caso o projeto em questão não seja um repositório, o programa dá a dica de você criar um repositório novo com tal pasta.
Como clonar um repositório
Mais uma vez, voltando para o menu File, veremos a opção “Clone repository…”. Com isso é possível clonar um repositório do seu GitHub, ou seja, baixar algum repositório que está salvo no seu Github e já começar a monitorar as mudanças feitas nele a partir da sua máquina.
Conclusão
Então é isso, pessoal! Espero que você tenha entendido como instalar e configurar o Github Desktop. Existem ainda outras opções e configurações, mas esse é o básico para iniciar a trabalhar com o Git sem precisar ficar preso ao terminal e linhas de código.
Bons estudos e até a próxima!