PostgreSQL é um banco de dados que adota a abordagem relacional, muito famoso entre os desenvolvedores e usado em nossos cursos. Nesse artigo mostrarei como fazer a instalação e configuração base no ambiente Windows.

Download

Para começar a instalação do PostgreSQL faremos o download diretamente do site oficial, a partir desse link. Ao clicar para baixar, você verá uma página com todas as versões disponíveis. Nesse tutorial, baixei a versão 13.1 para Windows x86-64.

Instalação

Feito o download, em seguida abra o instalador e verá a seguinte tela:

Instalador PostgreSQL

Clique em “Next” e na tela seguinte escolha o local onde a instalação será feita:

Instalador PostgreSQL

Atenção! Se você escolher um local diferente do padrão será preciso criar uma pasta e selecioná-la, pois a instalação deve ser feita em uma pasta vazia.

Feito isso, basta clicar em “Next” e então na tela seguinte faremos a seleção de componentes. Recomendo deixar tudo marcado mesmo, sem problemas aqui.

Instalador

Em seguida, iremos para a tela de seleção da pasta onde os banco de dados ficarão armazenados. É uma pasta diferente da pasta de instalação. Você pode colocar dentro da pasta de instalação, mas em outra pasta separada lá dentro, como é feito por padrão.

Após clicar em “Next”, veremos a tela de seleção de senha do superuser do banco. Lembre-se de anotar essa senha para não perder ou esquecer!

Instalador

Após clicar em “Next”, na próxima tela você vai decidir qual porta padrão o servidor do banco vai usar. Você pode usar a porta padrão, mas pode escolher outra, desde que não entre em conflito com outras portas que estejam sendo usadas na sua máquina.

Instalador PostgreSQL port

Após clicar em “Next”, você será perguntado sobre o Cluster do Banco. Se você não sabe exatamente o que isso significa, fique tranquilo, basta deixar no Default e clicar em “Next”.

Instalador PostgreSQL cluster

Nessa tela e na próxima, teremos apenas um resumo das configurações feitas até aqui. Basta clicar em “Next” e prosseguir com a instalação.

Ao concluir a instalação, vai aparecer a opção para abrir o Stack Builder, para baixar quaisquer conteúdos adicionais. Por enquanto isso não é necessário, então eu desmarquei a opção.

Instalador PostgreSQL

Pronto, instalação do PostgreSQL finalizada com sucesso!

Conclusão

Agora, para poder utilizar basta fazer as configurações necessárias na sua aplicação. Também é possível abrir diretamente do Windows o pgAdmin4, onde irá abrir no seu navegador uma página com as configurações e opções que você vai ter acesso após instalar.

Painel principal PostgreSQL

Então é isso, instalação feita, banco funcional. Basta começar a trabalhar em cima dele agora!

Bons estudos galera!