PostgreSQL é um banco de dados que adota a abordagem relacional, muito famoso entre os desenvolvedores e usado em nossos cursos. Nesse artigo mostrarei como fazer a instalação e configuração base no ambiente Windows.
Download
Para começar a instalação do PostgreSQL faremos o download diretamente do site oficial, a partir desse link. Ao clicar para baixar, você verá uma página com todas as versões disponíveis. Nesse tutorial, baixei a versão 13.1 para Windows x86-64.
Instalação
Feito o download, em seguida abra o instalador e verá a seguinte tela:
Clique em “Next” e na tela seguinte escolha o local onde a instalação será feita:
Atenção! Se você escolher um local diferente do padrão será preciso criar uma pasta e selecioná-la, pois a instalação deve ser feita em uma pasta vazia.
Feito isso, basta clicar em “Next” e então na tela seguinte faremos a seleção de componentes. Recomendo deixar tudo marcado mesmo, sem problemas aqui.
Em seguida, iremos para a tela de seleção da pasta onde os banco de dados ficarão armazenados. É uma pasta diferente da pasta de instalação. Você pode colocar dentro da pasta de instalação, mas em outra pasta separada lá dentro, como é feito por padrão.
Após clicar em “Next”, veremos a tela de seleção de senha do superuser do banco. Lembre-se de anotar essa senha para não perder ou esquecer!
Após clicar em “Next”, na próxima tela você vai decidir qual porta padrão o servidor do banco vai usar. Você pode usar a porta padrão, mas pode escolher outra, desde que não entre em conflito com outras portas que estejam sendo usadas na sua máquina.
Após clicar em “Next”, você será perguntado sobre o Cluster do Banco. Se você não sabe exatamente o que isso significa, fique tranquilo, basta deixar no Default e clicar em “Next”.
Nessa tela e na próxima, teremos apenas um resumo das configurações feitas até aqui. Basta clicar em “Next” e prosseguir com a instalação.
Ao concluir a instalação, vai aparecer a opção para abrir o Stack Builder, para baixar quaisquer conteúdos adicionais. Por enquanto isso não é necessário, então eu desmarquei a opção.
Pronto, instalação do PostgreSQL finalizada com sucesso!
Conclusão
Agora, para poder utilizar basta fazer as configurações necessárias na sua aplicação. Também é possível abrir diretamente do Windows o pgAdmin4, onde irá abrir no seu navegador uma página com as configurações e opções que você vai ter acesso após instalar.
Então é isso, instalação feita, banco funcional. Basta começar a trabalhar em cima dele agora!
Bons estudos galera!