Personalizar terminal do MacOS com Emojis é algo que não traz muitas vantagens em questões de produtividade ou velocidade, mas é divertido colocar um pouco da sua personalidade nessa ferramenta que é tão usada no seu dia-a-dia.
Bash e Zsh
Como alguns usuários já devem saber, desde o MacOS Catalina o terminal padrão é o Zsh, ao invés do Bash, ou Z Shell. Existe toda uma história por trás da criação do Zsh e como ele chegou no Mac, você pode saber mais aqui.
Dando início, o processo de personalização varia conforme o terminal que você for usar. Ou seja, é um processo para o Bash e outro para o Zsh. Caso você esteja utilizando o Bash, mas queira mudar para o Zsh, basta utilizar o seguinte comando no seu terminal para fazer a modificação do Shell padrão:
chsh -s /bin/zsh
Personalizando o Bash
Para fazer a mudança, abra o terminal e utilize o seguinte comando:
nano .bash_profile
Com esse comando vamos abrir uma tela de edição no terminal para editar o arquivo bash_profile, pois é nele que estão as configurações de personalização. Feito isso, basta adicionar a seguinte linha durante a edição:
PS1=" "
Dessa forma, o que estiver dentro das aspas será mostrado no terminal do MacOS, inclusive Emojis. Você pode adicionar os emojis dentro dessas aspas e qualquer outro texto que preferir. Para abrir o teclado de emojis basta usar o comando CONTROL + COMMAND + ESPAÇO:
Agora basta editar a linha como você achar melhor. Após a edição, use o comando CONTROL + O para salvar a edição e o comando CONTROL + X para sair do Nano. Para ver as mudanças, feche e abra o terminal novamente.
Você pode adicionar o diretório atual para onde o terminal aponta com a sentença \W:
PS1="(Emoji aqui) \W "
Fazer a personalização com o Bash é bem simples. No entanto, recomendo utilizar o Zsh, pois lá já temos mais opções de personalização e algumas ajudinhas também.
Personalizando o Zsh
Primeiramente, vamos instalar o Oh My Zsh, que é um framework open source que vai nos ajudar na administração das configurações do Zsh. O comando para instalação é o seguinte:
sh -c "$(curl -fsSL https://raw.github.com/ohmyzsh/ohmyzsh/master/tools/install.sh)"
Agora abra o arquivo ~/.zshrc com qualquer editor de texto de sua preferência. Esse é o arquivo principal de configurações do zsh. Como ele é um pouco maior que o bash_profile editado acima com o nano, recomendo outro editor que não fique dentro do terminal. No meu caso usei o VSCode. O comando é o seguinte:
code ~/.zshrc
Nesse arquivo você pode criar novos temas e adicionar plugins. No nosso caso, não precisa modificar nada, pois irei modificar o tema básico mesmo. Mas sintam-se a vontade para pesquisar plugins ou coisas do tipo para adicionar aqui.
Como não fizemos mudanças no arquivo base do Zsh, agora vamos modificar o tema padrão que vem com o Oh My Zsh. O comando é o seguinte:
code ~/.oh-my-zsh/themes/robbyrussell.zsh-theme
Ao abrir o editor de texto você verá uma página bem poluída, mas fique tranquilo. Você pode apagar tudo o que está nesse arquivo e deixar apenas a linha PROMPT=””. Dentro das aspas ficará aquilo que vai aparecer no terminal. No meu caso, meu código ficou assim:
E o terminal ficou assim:
Zsh Prompt Generator
Uma ótima ferramenta para facilitar a edição do código no arquivo do tema é o Zsh Prompt Generator.
Aqui você pode escolher o que vai aparecer, como o caminho atual do terminal, nome de usuário, texto personalizado. Ao selecionar no menu esquerdo o que você quer que apareça no terminal, o site adiciona automaticamente no último campo o código referente a suas escolhas. Basta copiar e colar lá no arquivo em edição.
Outra opção bem massa é você poder editar como o texto irá aparecer, podendo deixá-lo Bold ou colorido. Note que ao adicionar uma das opções do menu esquerdo, a opção selecionada é jogada para o primeiro campo no site.
Agora, basta clicar na opção; fora do X, senão você vai removê-la. Pronto, um menu com mais configurações referente aquela opção vai aparecer.
Após escolher todas as preferências, basta copiar o código gerado na parte de baixo e colar no arquivo. Salve o arquivo, feche o terminal e abra novamente para ver as mudanças.
É importante ressaltar que em alguns casos, junto com a edição, o terminal irá iniciar com algumas informações na parte superior, que são referentes às configurações do Oh My Zsh. Para removê-las e deixar apenas a linha do terminal, copie um comando que estará escrito nessa mesma mensagem, cole no terminal e execute.
Personalização básica do MacOS
Também é possível fazer alguns ajustes diretamente do Mac. Basta abrir o terminal e procurar na barra de menus a opção Preferências.
Nesse menu você terá acesso a diversos temas e opções para editar os temas. Você também pode modificar o tamanho, fonte, cores, fundo… Enfim, TUDO da janela do terminal.
Então é isso pessoal! É algo bem simples de fazer, porém muito divertido e que vai dar sua cara para o terminal do MacOS com Emojis.
Até a próxima!