Se você entrou nesse post acredito que esteja sentindo que seu rendimento nos estudos de programação não estão como você gostaria, certo? Bom, se você se sente assim, nesse artigo vou te passar minhas técnicas e métodos para me tornar um autodidata na programação e aprender a programar sozinho!
O que diferencia um autodidata dos outros é que ele tende a depender muito de várias ferramentas como nossa fonte de conhecimento. Uma delas, talvez a mais importante e óbvia, é o Google.
Google it!
Se você já ficou encucado sobre determinado termo, ou não sabia algo sobre um código e foi perguntar para alguém, provavelmente deve ter ouvido a seguinte resposta: “Vai pesquisar no google!”.
Bom, a origem da expressão “Google it” é exatamente essa, pesquise no google, e não se sintam ofendidos quando ouvirem isso. Conhecimento não vem de graça, por isso que sempre que estou com problemas para entender algo, a primeira coisa que faço é pesquisar.
Se tenho uma dúvida eu pesquiso. Se não entendi uma informação em um vídeo ou um artigo, saio pesquisando a mesma coisa em vários lugares até que aquilo faça sentido pra mim. Dessa forma, sempre acabo encontrando muitas informações úteis ao redor daquilo que eu queria saber que me ajudam a construir o conhecimento na minha cabeça.
Fóruns de discussão
Geralmente, quando fico preso em alguma parte do código ou não sei como pesquisar determinado assunto, eu recorro aos fóruns. Nos fóruns as pessoas podem trocar ideias e ajudar outras pessoas com problemas, como se fosse uma grande reunião de grupo. Basta você colocar seu problema em um tópico e outras pessoas entram lá pra tentar te ajudar ou para sanar um problema semelhante.
O uso dos fóruns é interessante pois boa parte dos problemas que você enfrentar, muito provavelmente alguém já encontrou e já perguntou por lá. Então dá pra aproveitar as dúvidas de outras pessoas para tentar resolver as nossas.
O fórum mais famoso entre programadores é o StackOverflow, nele você tira dúvidas de qualquer linguagem de programação que você imaginar. Normalmente é para lá que boa parte das minhas pesquisas no google me levam.
Nem só de StackOverflow vive o programador
Obviamente, não devemos ficar limitado a fóruns. Devemos recorrer a outras fontes para obter mais informações, como a própria documentação da tecnologia em si, artigos, cursos (cod3r.com.br 😁) e vídeos no YouTube.
Esses locais são ótimas fontes de aprendizado e não é difícil encontrá-los na internet.
Encontramos as documentações simplesmente pesquisando o nome da tecnologia seguido de “documentation”. Eu coloquei em inglês de propósito porque a maioria delas se encontra nesse idioma. Se você ainda não consegue ler em inglês, corra para aprender, pois é essencial.
Agora falando de artigos, o melhor lugar para encontrar artigos bons além do blog da Cod3r, é o Medium, um dos maiores sites de publicações de artigos sobre tecnologia com um vasto conteúdo.
Crie um projeto! Defina um Objetivo
Nesse ponto acredito que alguns vão me xingar, mas antes disso deixa eu explicar o que eu quero dizer com isso.
Por experiência própria eu digo que estudar sem um objetivo na mente é sem sentido. Então geralmente quando vou aprender alguma tecnologia eu começo estudando o básico sobre ela e depois que aprendo o básico eu começo a elaborar mini projetos para experimentar o que já aprendi.
Por exemplo, quando aprendi os fundamentos de JavaScript, comecei a tentar fazer alguns algoritmos simples, como os de fibonacci, contador de palavras e etc. Conforme fui evoluindo na linguagem, meus projetos foram aumentando de escopo, passaram a se integrar com páginas HTML, fazer requisições em outros servidores e por aí foi, até que aprendi ReactJS.
Nesse ponto você deve estar se perguntando: “Beleza, você só falou do óbvio, eu já faço isso, mas mesmo assim não consigo entender muitas coisas!”, e eu entendo. Por isso que no próximo tópico vou falar sobre como usar essas ferramentas para aprender algo.
Bombardeio de conhecimento (Knowledge bombing 💣)
Até o momento, acredito que a tecnologia que tenho mais conhecimento prático é o React JS, uma biblioteca desenvolvida pela equipe do Facebook para o desenvolvimento de aplicações web frontend. E a forma que eu usei pra aprender foi bem radical.
Eu simplesmente sentei na minha mesa e comecei a estudar alguns tutoriais. Se você já mexeu com React sabe que na primeira vez que você tem contato com a tecnologia você só tem dúvidas, e foi assim comigo.
Naquele momento eu simplesmente usei os tópicos anteriores para pesquisar tudo sobre React, tudo mesmo. Então eu comecei a estudar, pesquisar, testar, me frustrar, e repetir o ciclo até melhorar um pouco mais. Fiz isso por cerca de 2 semanas direto e parecia que quanto mais estudava, mais confuso eu ficava.
Às vezes passava cerca de 10 horas direto estudando, parando só pra comer e ir ao banheiro. Depois de duas semanas nessa maratona eu passei uma semana sem estudar nada sobre React. Tirei esse tempo para descansar meu cérebro e absorver o conteúdo que estudei. Essa parte é muito importante, pois nosso cérebro precisa de um tempo para digerir tanta informação.
Depois de uma semana eu voltei a repetir esse processo, e fiz isso por mais ou menos 2 meses. Passado esse tempo estudando React eu já conseguia criar uma página simples e usar algumas ferramentas da biblioteca para começar a desenvolver. Obviamente eu não me tornei um profissional na tecnologia, mas isso me ajudou a construir a base do meu conhecimento, e desde então o meu aprendizado tem sido progressivo.
Vale ressaltar que eu não fui a única pessoa a usar esse método meio “radical”, o próprio Filipe Deschamps, grande influenciador e programador brasileiro, citou em seu vídeo que utiliza uma técnica parecida para, segundo ele, aprender qualquer coisa.
Conclusão
Neste post, comentei com vocês algumas das estratégias e ferramentas que uso para aprender sendo autodidata na programação, e mencionei uma experiência própria empregando essas estratégias. Então vou enumerar os pontos importantes:
- Podemos usar vários locais para obter conhecimento, mas lembre-se que a maior fonte é a própria documentação.
- Coloque sempre um objetivo ou crie um projeto e tente desenvolver as ideias empregando o que você aprendeu.
- Errar é uma parte necessária do processo, então erre até acertar, não importa quantas vezes.
- Tente se imergir no mundo da tecnologia que você está tentando aprender e deixe seu cérebro absorver o conteúdo.
E é isso, esse foi meu primeiro artigo publicado aqui no blog da Cod3r, espero que este post ajude alguém que está com problemas para aprender e quer se tornar um autodidata na programação.