Ultimamente, tem ocorrido com frequência algums problemas com o uso do VSCode, juntamente com o plugin chamado vscode-database. A configuração de ambiente MySQL em Mac com MySQL Workbench será igualmente eficiente e evitará atrasos para você. Já mostramos como fazer essa mesma configuração no Windows, e agora vou explicar como configurar o ambiente no Mac.
Instalação do MySQL Workbench
1. Acesse esse link para baixar o instalador DMG do MySQL. Clique em “download”. Na tela seguinte, não é necessário fazer login, basta clicar no link em azul, “No thanks, just start my download”, como mostrado abaixo.
2. Abra o arquivo .dmg do MySQL Server e execute o wizard presente dentro dele. Dentro do wizard, passe a introdução (Introduction), aceite a licença do MySQL (License), escolha o destino de instalação (Destination Select) se desejar e instale.
3. Nas configurações (Configuration), selecione o tipo de senha que será utilizada para o Banco. Recomendo o sistema Legado (Legacy Password Encryption), por ser mais compatível. Não é necessário uma segurança maior, já que se trata de uma máquina de desenvolvimento. Em seguida, insira sua senha de no mínimo 8 dígitos.
4. Feito isso, espere instalar e feche o wizard.
Configuração no Mac
Agora, vamos adicionar os comandos do MySQL no seu terminal. Vamos lá!
1. Em preferencias do sistema (System Preferences), irá aparecer o símbolo do MySQL. Clique nele duas vezes.
2. Vá até a aba de Configurações e abra o Terminal.
3. No terminal, digite sudo nano /etc/paths
e digite sua senha.
4. Abaixo de todos os diretórios, copie o diretório base (Base Directory) presente na aba de configurações do MySQL. Cole no terminal e adicione ” /bin ” (sem aspas!). Caso não tenha mudado o diretório, você pode copiar e colar esse: /usr/local/mysql/bin
. Ao final, salve e feche o terminal.
5. Por fim, com o MySQL Server EM EXECUÇÃO, abra o .dmg do MySQL Workbench e arraste-o para a pasta de Aplicativos (Applications).
Pronto! Seu MySQL está pronto para ser utilizado. Bons estudos!