Ultimamente, tem ocorrido com frequência algums problemas com o uso do VSCode, juntamente com o plugin chamado vscode-database. A configuração de ambiente MySQL em Mac com MySQL Workbench será igualmente eficiente e evitará atrasos para você. Já mostramos como fazer essa mesma configuração no Windows, e agora vou explicar como configurar o ambiente no Mac.

Instalação do MySQL Workbench

1. Acesse esse link para baixar o instalador DMG do MySQL. Clique em “download”. Na tela seguinte, não é necessário fazer login, basta clicar no link em azul, “No thanks, just start my download”, como mostrado abaixo.

download do MySQL Workbench para configuração de ambiente do MySQL para Mac

2. Abra o arquivo .dmg do MySQL Server e execute o wizard presente dentro dele. Dentro do wizard, passe a introdução (Introduction), aceite a licença do MySQL (License), escolha o destino de instalação (Destination Select) se desejar e instale.

3. Nas configurações (Configuration), selecione o tipo de senha que será utilizada para o Banco. Recomendo o sistema Legado (Legacy Password Encryption), por ser mais compatível. Não é necessário uma segurança maior, já que se trata de uma máquina de desenvolvimento. Em seguida, insira sua senha de no mínimo 8 dígitos.

4. Feito isso, espere instalar e feche o wizard.

Configuração no Mac

Agora, vamos adicionar os comandos do MySQL no seu terminal. Vamos lá!

1. Em preferencias do sistema (System Preferences), irá aparecer o símbolo do MySQL. Clique nele duas vezes.

2. Vá até a aba de Configurações e abra o Terminal.

3. No terminal, digite sudo nano /etc/paths e digite sua senha.

4. Abaixo de todos os diretórios, copie o diretório base (Base Directory) presente na aba de configurações do MySQL. Cole no terminal e adicione ” /bin ” (sem aspas!). Caso não tenha mudado o diretório, você pode copiar e colar esse: /usr/local/mysql/bin. Ao final, salve e feche o terminal.

configuração de ambiente do MySQL para Mac
instalação do MySQL Workbench para configuração de ambiente do MySQL para Mac

5. Por fim, com o MySQL Server EM EXECUÇÃO, abra o .dmg do MySQL Workbench e arraste-o para a pasta de Aplicativos (Applications).

Pronto! Seu MySQL está pronto para ser utilizado. Bons estudos!