Nesse artigo vou mostrar a instalação da linguagem Dart e do próprio Flutter, assim seu ambiente estará preparado para trabalhar com essa tecnologia incrível!
Além do Flutter, recomendo fazer a instalação do VSCode e do Android Studio, conforme eu já mostrei aqui no blog. Basta seguir o passo-a-passo.
Instalando o Dart
Primeiramente, para iniciar a instalação do Dart, acesse o site oficial do Dart. Você pode fazer a instalação utilizando o Chocolatey, conforme eu também já expliquei como usar aqui no blog.
Após instalar o Chocolatey, utilize o seguinte comando para instalar o Dart:
choco install dart-sdk
No Linux você pode instalar utilizando o seguinte comando no terminal:
sudo apt-get update
sudo apt-get install apt-transport-https
sudo sh -c 'wget -qO- https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | apt-key add -'
sudo sh -c 'wget -qO- https://storage.googleapis.com/download.dartlang.org/linux/debian/dart_stable.list > /etc/apt/sources.list.d/dart_stable.list'
Já no Mac será necessário instalar o Homebrew, como mostrado no site oficial, e em seguida utilizar o seguinte comando:
brew tap dart-lang/dart
brew install dart
Feita a instalação, você pode testar se tudo ocorreu bem digitando o seguinte comando:
dart --version
Instalando o Flutter
Para começar a instalação entre no site oficial do Flutter, clique em GetStarted, e você será levado para essa página. Nessa tela você pode escolher em qual sistema operacional fará a instalação. Em seguida, basta seguir o tutorial de instalação para o OS que você selecionou.
Se você estiver usando o Windows, você deve baixar um arquivo zip e ao extrair o arquivo já terá a pasta completa do Flutter. Ou seja, basta escolher o local da instalação para definir o local de extração do zip. Feita a extração, você deverá modificar o PATH do Windows para adicionar o caminho até o bin do Flutter.
Para atualizar o PATH você deve, dentro da pasta ‘flutter’, entrar na pasta ‘bin‘ e copiar o caminho dela. No meu caso é esse:
Em seguida, pesquise por ‘Computador’ no Menu Iniciar. Clique com o botão direito do mouse e escolha ‘Propriedades’, como na imagem abaixo:
No lado esquerdo da janela, selecione ‘Configurações avançadas do sistema’, como na imagem:
Na janela que será aberta, clique em ‘Avançado’ e em seguida clique em ‘Variáveis de Ambiente’.
Na janela seguinte, escolha entre o PATH do seu usuário ou do Windows em geral. Escolha o que achar melhor. Feito isso, basta clicar na linha referente ao ‘Path’ e depois clicar em ‘Editar…’.
Agora, clique em ‘Novo’ na janela seguinte e cole o caminho até a pasta ‘bin’ da pasta ‘flutter’.
Pronto. Se tudo estiver correto, basta abrir seu terminal e digitar o comando:
flutter --version
Para a instalação no Mac e Linux o esquema é bem parecido. Basta seguir o passo-a-passo do site que mencionei mais acima. Optei por mostrar o procedimento no Windows porque é o que nossos alunos mais usam e porque usuários de Mac e Linux já têm alguma experiência quanto a isso.
Conclusão
É isso pessoal. Com a instalação do Dart e Flutter completa basta você rodar o comando ‘flutter doctor‘ e fazer o que está faltando para poder começar a trabalhar com o flutter no seu ambiente.
Bons estudos!