O Homebrew (ou simplesmente brew) é um gerenciador de pacotes para o Mac, em outras palavras, é um instalador de coisas via terminal. Mas não é apenas isso, ele é bem mais poderoso do que parece. Com ele você consegue baixar desde SDK’s de linguagens mais simples como Python e Dart, baixar o próprio Node, e ainda baixar e instalar o próprio Java. Você também pode instalar Aplicativos pelo Brew.
Instalação
Fazer a instalação é bem simples, basta seguir o tutorial encontrado no site oficial do Brew. Em resumo, basta abrir seu terminal no Mac e digitar o seguinte comando:
/bin/bash -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/HEAD/install.sh)"
Você pode ver formas alternativas de instalação nesse link, mas a forma principal costuma funcionar normalmente. Caso não dê certo de primeira, basta ler o que irá aparecer no terminal que ele dirá o que precisa ser feito para que a instalação seja bem sucedida.
Feito isso, teremos o Brew instalado e configurado no seu Mac.
Usando o Brew
Usar o Brew é super simples e direto, basta abrir o terminal e digitar algum comando iniciado por ‘brew’. Por exemplo, caso você queira instalar o Node na sua máquina não precisa mais ir até o site oficial, baixar o arquivo .pkg e instalar ele. Basta abrir seu terminal e digitar o comando:
brew install node
E pronto! O Node será instalado na sua máquina! Para testar, utilize algum comando com o prefixo npm. Esse processo serve tanto para o Node quanto para a maioria das tecnologias.
Existem diversos outros comandos além do install, como o uninstall, o list (que serve para listar os pacotes instalados), ou o services (que deixa os serviços como bancos de dados executando na sua máquina). No site oficial você encontra uma lista completa dos comandos.
O artigo foi bem curto, eu sei, mas a dica vale ouro! O Brew é uma ferramenta que ajuda DEMAIS na hora de instalar e gerenciar pacotes dentro do seu Mac, é algo que após conhecer, dificilmente se deixa de usar.
Bons estudos!