Atualmente podemos ver que os Progressive Web Apps ou PWA, tem ganhado cada vez mais destaque no mundo do desenvolvimento. Por isso, neste artigo vamos entender um pouco mais sobre eles.
Páginas Web vs Aplicativos Mobile
Atualmente nossa interação com a internet se dá por meio de duas coisas: páginas web e aplicativos mobile. Quando usamos um computador, acessamos tudo através de páginas web, mas em dispositivos móveis é comum a existência de aplicativos dedicados para estes sites.
Um exemplo disso são as redes sociais. Normalmente, este tipo de site tem uma versão dedicada aos dispositivos móveis e outra dedicada para a web.
As versões web e mobile costumam ser feitas por times diferentes e com tecnologias diferentes.
Enquanto as versões web são construídas com tecnologias como HTML, CSS e JavaScript ou algum framework que se utilize dessas tecnologias, as versões para dispositivos móveis geralmente são feitas de forma nativa ou utilizando algum framework como Flutter. Isso faz com que as empresas precisem de pessoas para manter o seu produto acessível de duas maneiras diferentes e que não tem relação direta.
Para empresas grandes, isso pode não ser um empecilho. No entanto, essa necessidade pode ser danosa para empresas e produtos menores.
Além disso, as vezes a necessidade de um aplicativo para acessar alguma funcionalidade do serviço pode ser um problema para quem o usa.
Vamos supor que você precise acessar um determinado portal com urgência no celular.
Para isso, seria preciso o download de um aplicativo, o que pode ser um problema se você não tiver uma boa conexão com internet ou memória suficiente no celular.
Supondo que você faça o login no portal, ainda podem existir diferenças entre o aplicativo e a versão de navegador, como por exemplo, a falta de funcionalidades.
No entanto, os aplicativos para dispositivos móveis costumam também promover benefícios para os usuários.
Um exemplo disso é a utilização offline, que não pode ser feita com páginas web e a experiência otimizada.
Mas afinal, o que é um PWA?
Os Progressive Web Apps, como o próprio nome já diz, são aplicativos web progressivos.
Mas o que isso quer dizer?
Um aplicativo web progressivo tem como objetivo a compatibilidade progressiva entre diferentes tipos e versões de um navegador, ou seja, devem funcionar desde versões antigas até versões mais novas dos navegadores.
Como uma PWA depende de recursos disponíveis nos browsers, é possível que em navegadores mais antigos essa aplicação não se comporte da mesma maneira que em navegadores atuais.
No entanto, ainda podemos usar o aplicativo, mesmo com algumas limitações ou reduções nas funcionalidades.
No entanto, uma PWA não é somente um site compatível com várias versões de navegadores.
Essas aplicações também precisam ser responsivas e podem ser “instaladas” nos dispositivos de uma maneira similar aos aplicativos da loja de aplicativos do celular.
Algumas PWAs até podem ser encontradas diretamente na loja de aplicativos do seu sistema, enquanto outras podem ser adicionadas à sua página inicial através de alguma opção do navegador.
A instalação de um PWA, no entanto, não é necessária já que podemos acessar este tipo de aplicação pelo navegador do celular.
Atualmente, muitas redes sociais já utilizam PWAs, permitindo que você tenha acesso ao serviço utilizando o navegador, porém deixando claro que existe um aplicativo móvel para o seu dispositivo que pode melhorar a sua experiência.