Fala, pessoal! Beleza? Hoje vamos ver como podemos subir um servidor WildFly no Windows, e fazer deploy de suas aplicações de uma forma inteiramente manual.

Antes de mais nada, algumas informações sobre o WildFly: também conhecido por seu nome antigo JBoss, ele nada mais é do que um servidor para aplicações Java que possui o código aberto no GitHub. Ah, e a título de curiosidade, o WildFly foi completamente desenvolvido em Java.

Fazendo Download e Subindo o Servidor

Então, para começar, devemos ter o WildFly baixado. Para baixar a versão zip, basta ir até o site ou clicar no link abaixo:

Download WildFly

Quando o servidor WildFly estiver baixado em seu computador, ele virá compactado, e, por isso, você precisará fazer a extração usando o Winrar. Portanto, escolha uma pasta, extraia ele ou escolha “Extrair Aqui”.

No exemplo abaixo foi utilizado o “Extrair Aqui”.

Em seguida, vamos subir o servidor. Para isso, precisamos entrar na pasta descompactada, que na figura acima é wildfly-20.0.0.Final e abrir o diretório bin como mostra a figura abaixo:

Depois de abrir esse diretório, basta abrir o arquivo standalone.bat para subir o servidor, que, por padrão, vai para a porta localhost:8080.

Feito isso, abrirá um terminal e o servidor rodará. E ele deve permanecer aberto para que o servidor continue no ar. Em seguida, podemos entrar na nossa porta localhost:8080 e aparecerá o seguinte conteúdo:

Para dar prosseguimento e conseguirmos fazer o deploy da nossa aplicação pelo WildFly, nós precisamos de acesso ao Admnistration Console, ou seja, um usuário administrador.

Cadastrando Novo Administrador no WildFly

Para adicionar um administrador, nós precisamos abrir o arquivo add-user.bat que está na mesma pasta que standalone.bat. Ele irá abrir um terminal, e em seguida, aparecerá as seguintes opções:

  • Para começar, selecione a primeira opção Management User (mgmt-users.properties) digitando (a) e pressionando enter.
  • Em seguida, será solicitado o username (nome para o seu usuário administrador). Forneça o nome desejado e tecle enter novamente.
  • Depois, forneça também a senha e a confirme digitando novamente. Se a senha for pequena, vai pedir para confirmar se você realmente quer uma senha pequena.
  • Logo depois, o sistema perguntará sobre quais grupos você deseja participar. Basta teclar enter, aceitar a seguinte questão, e, finalmente, tecle qualquer tecla para sair.

Como Fazer Deploy Manualmente no WildFly

Primeiramente, na página inicial do WildFly iremos entrar no console de administração. Com o usuário criado, selecionaremos a opção Admnistration Console como destacado anteriormente.

Em seguida fazeremos o deploy. Primeiramente, iremos selecionar a parte de Deployments, basta clicar em uma das opções como mostrado abaixo:

Com a página de deploy aberta, adicionaremos nosso arquivo .war para subi-lo no servidor, clique para fazer o upload do arquivo e finalizar.

Agora vamos acessar a aplicação.

Primeiro, olharemos o Context root que fica na parte de Main Attributes. Clicando no Context, seremos redirecionados ao endpoint referente à aplicação. Ele terá o nome do .war gerado sem a extensão do arquivo, por exemplo: cod3r-1.0.war teria como endpoint localhost:8080/cod3r-1.0.



Para exemplificar um deploy, eu fiz um projeto com intenção de retornar um Hello World. A url final, então, ficará como http://localhost:8080/cod3r-1.0 e nos retornará um Hello World.

Conclusão

Pessoal, esse é um pequeno artigo para quem está com dificuldades de subir um servidor WildFly, e fazer o deploy manualmente. Nós passamos pelo download do servidor, pela parte de configuração de usuário detalhadamente, upload do projeto e finalmente o deploy da aplicação!

Espero que tenham gostado e realmente ajudado a todos. Grande abraço, e até a próxima!

Se você quiser saber mais sobre o assunto, recomendamos esse material:

Como fazer o deploy de uma aplicação no site da Vercel

Criando uma Aplicação do Zero a Nuvem Usando o TurboRepo