Fala, pessoal. Tudo bem? Nesse artigo, eu vou falar um pouco sobre front-end e back-end. Vou explicar um pouco sobre o que cada um faz e quais suas diferenças.
Primeiramente, vamos partir do funcionamento da web como um todo.
A web, em sua maioria, usa uma arquitetura chamada cliente-servidor. Graças a ela, o cliente (que somos nós) e o servidor (que está o site) conseguem se comunicar e atender o que chamamos de requisições.
Então, podemos dizer que o front-end é responsável pelo lado do cliente e o back-end é responsável pelo lado do servidor? Sim! Mas vai além disso.
Quais as responsabilidades de um front-end?
Agora que sabemos que o front-end é responsável pelo lado do cliente, vamos ser mais específicos.
Esse profissional é responsável por entregar muita responsividade e fluidez para seu site, e é ele que vai se preocupar com a experiência do usuário, já que, principalmente novos membros que chegam no seu site, não vão estar familiarizados com ele. Então, cabe a ele essa responsabilidade.
Vale lembrar que, um profissional front-end não é um profissional ux/ui design, necessariamente. Geralmente, eles vão estar juntos, pois o ux/ui design vai mostrar a tela na qual o desenvolvedor front-end precisa fazer, e o desenvolvedor vai colocar isso em código, adicionando animações, dados, fluidez.
Por último e muito importante: o desenvolvedor front-end também é responsável pela interação do seu servidor com seu aplicativo.
Então, vamos supor que você tem um dashboard, e ele coleta os dados de quantas pessoas têm em uma faculdade. Todas as informações das pessoas cadastradas na faculdade vão vir do seu servidor, onde o mesmo vai estar conectado com um banco de dados. Assim, o profissional front-end é responsável por receber os dados, e fazer com que eles estejam disponíveis na aplicação para os usuários.
Qualquer interação que o lado do cliente, ou seja, o lado que vemos do site ou da aplicação, tenha com o servidor, é de responsabilidade do front-end, e ele tem o dever de “levar” essa interação até o servidor.
Para você ter uma introdução no mundo do front-end, você pode começar com HTML, CSS e JavaScript.
Quais as responsabilidades do back-end
Mas e os dados? Os dados da aplicação, seja ela de usuários ou de informações coletadas, são armazenadas e administradas pelo servidor. E o profissional back-end vai lidar com o tráfego de informações do servidor.
Vamos pegar como exemplo o mesmo projeto do dashboard citado no paragrafo passado. O profissional back-end, nesse caso, vai ser responsável por criar usuários e mandar para o banco de dados, receber novos usuários, fazer administração e contagem deles, usar métodos de segurança como token para não vazar nenhum dado sensível para o cliente, etc.
Ou seja, o front é responsável por receber os dados e mostrar no lado do cliente e o back é responsável por mandar esses dados para o servidor.
Supondo que a aplicação tenha que receber novas funcionalidades, como por exemplo, fazer uma compra, vai ser o profissional back-end que vai lidar com a função de processar toda essa compra e fazer com que os servidores e banco de dados processem de forma correta a compra.
Mas obviamente, o back e o front vão caminhar sempre juntos. Em outras palavras, os dois precisam se comunicar para entregar a melhor experiência para o usuário.
Algumas tecnologias que podem fazer você começar a entender sobre essa área são: Node, Java, Springboot.
Conclusão
Por mais que o front-end e o back-end possuam diferenças, os dois profissionais são essências para que a aplicação funcione e tenha o resultado esperado. Embora ambos tenham responsabilidades diferentes, quanto mais os dois se comunicarem, mais fluida e responsiva vai ser a aplicação.