Dentro da área de programação, existem diversos princípios e diretrizes que podem ser utilizadas para nortear o desenvolvimento de código. Neste artigo, iremos conhecer o significado de alguns deles.

SOLID

SOLID é uma abreviação para cinco princípios de desenvolvimento de software propostos por Robert C.Martin. Estes princípios são a base da programação orientada a objetos, mas também é possível utilizá-los (mesmo que separadamente) em diversos outros contextos.

Vamos “abrir” essa sigla para entender mais sobre esses princípios:

S – Single Responsibility Principle (Princípio da Responsabilidade Única): uma classe deve ter apenas uma responsabilidade, ou seja, deve executar uma única tarefa ao invés de várias.

O – Open/Closed Principle (Princípio Aberto/Fechado): uma classe deve estar aberta para extensão, mas fechada para modificação, ou seja, deve ser possível adicionar novas funcionalidades a uma classe sem modificar o código existente.

L – Liskov Substitution Principle (Princípio da Substituição de Liskov): as classes derivadas devem poder ser substituídas pela classe de onde foram derivadas, ou seja, as classes filhas precisam seguir o que foi definido na classe pai.

I – Interface Segregation Principle (Princípio da Segregação de Interface): uma classe não deve ser forçada a implementar interfaces que ela não usa.

D – Dependency Inversion Principle (Princípio da Inversão de Dependência): as classes de alto nível não devem depender de classes de baixo nível. Isso significa que o código deve depender de abstrações em vez de implementações concretas.

DRY

DRY é uma abreviação para Don’t Repeat Yourself (Não Se Repita). Esse princípio tem como objetivo evitar a duplicação de código. Segundo este princípio, ao invés de ter o mesmo código em vários pontos da aplicação devemos desenvolver alguma função ou método que contenha este código. Desta forma, ao invés de digitar várias vezes o mesmo código podemos invocar esta função sempre que necessário.

Utilizar o princípio DRY ajuda não só a melhorar a legibilidade do código, mas também a reduzir erros e facilitar a manutenção do software já que quando um trecho de código precisar de algum tipo de atualização, basta fazer a mudança em um único lugar ao invés de vários.

YAGNI

YAGNI é uma abreviação para You Ain’t Gonna Need It (Você Não Vai Precisar Disso). Esse princípio orienta que você não deve adicionar funcionalidades apenas porque elas podem ser necessárias no futuro. Em vez disso, você deve se concentrar em implementar as funcionalidades necessárias para o momento atual.

A aplicação do princípio YAGNI ajuda a manter o código mais simples e fácil de entender. Além disso, esse princípio evita desperdício de tempo e esforço na implementação de funcionalidades que podem não ser necessárias.

KISS

KISS é uma abreviação para Keep It Simple, Stupid (Mantenha Simples, Estúpido). Esse princípio tem como objetivo manter o código simples e fácil de entender. Isso significa que você deve implementar soluções simples para problemas simples. Além disso, você deve evitar a criação de soluções que são mais complexas do que o problema em si. A aplicação do princípio KISS ajuda a tornar o código mais fácil de entender e reduzir a probabilidade de erros.

Considerações finais

Os princípios SOLID, DRY, YAGNI e KISS apresentados neste artigo são práticas importantes na programação. Quando aplicados corretamente, eles ajudam a desenvolver softwares mais robustos, escaláveis, fáceis de manter e de entender.

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