Olá, Cod3rs. Tudo tranquilo? Se você é novato e quer entrar no mundo da programação, já deve ter reparado que existem muitas linguagens de programação por aí, e umas muito diferentes das outras, algumas relativamente parecidas, mas por fim, simplesmente muitas linguagens. É claro que, é impossível se especializar e saber todas, talvez algumas. Portanto, como saber, de fato, qual é a melhor opção para começar a aprender?

Para descobrir qual linguagem de programação é mais adequada para você começar a aprender sobre programação é preciso entender primeiro sua necessidade. Muitas pessoas levam em consideração na hora de escolher a linguagem mais influente. E, isso é muito bom já que, significa que vai ter um espaço para você no mercado de trabalho de prontidão.

Mas, se você quiser escolher uma área da programação em especial, terá que escolher com mais cautela a linguagem. Durante o decorrer desse artigo, será apresentado algumas das áreas de programação mais referências do mercado e a linguagem de programação mais apropriada para tal área. 

Ciência de dados

O cientista de dados é, em poucas palavras, um especialista analítico que possui habilidade  técnica para resolver problemas complexos através da análise de grandes quantidades de dados.

Esse profissional, por si, pode trabalhar em várias áreas: saúde, ciência, marketing, finanças… etc. e é uma profissão que está em alta.

Para trabalhar com ciência de dados, é muito importante ter uma base boa de matemática e estatística.  E, a linguagem de programação ideal para quem quer seguir essa carreira é python e MySql

Desenvolvedor Web

O desenvolvedor web é responsável por programar, testar, realizar manutenções e correções em sistemas e aplicações voltadas para a internet.

Dentro dessa categoria ainda cabem mais categorias dentro, e para cada uma, uma linguagem diferente. Os mais buscados:

  • Desenvolvedor Front-End: Voltado para o desenvolvimento da interface gráfica de um website
    Linguagens recomendadas: HTML, CSS e Javascript.
  • Desenvolvedor Back-End: Voltado para a construção e manutenção dos mecanismos que processam dados e executam ações em sites.
    Linguagens recomendadas: JavaScript, MySql, Python…
  • Desenvolvedor Full-Stack: Esse é o responsável por montar e integrar tanto o Bak-End quanto o Front-End
    Linguagens recomendadas: Para o Front-End, como dito acima, HTML, CSS e JavaScript.
    Tecnologias para o Back-end: NodeJS, ExpressJS. Para o gerenciamento do banco de dados: MySql, MongoDB.

Game Development

Outra área super interessante e muito buscada é a de desenvolvedor de jogos, que, como o próprio nome já diz, é responsável pela programação e desenvolvimento de jogos.

Linguagem recomendada: C#.

Além da linguagem de programação, também é necessário o domínio de uma Game Engine, ambiente de desenvolvimento de software designado especialmente para facilitar a vida dos Game Devs.

Game engine recomendada: Unity.

Desenvolvimento mobile

O profissional dessa área é responsável pelo desenvolvimento de sistemas para dispositivos móveis, como celulares. Na hora de escolher uma linguagem para essa função, é de suma importância levar em consideração para qual sistema operacional será o foco do desenvolvimento de aplicativos:

  • Desenvolvimento nativos android: Kotlin ou Java como linguagem de programação recomendada
  • Desenvolvimento nativos iOS: Swift (desenvolvida pela própria Apple) como linguagem de programação recomendada.
  • Desenvolvimento multiplataforma: Flutter ou React Native como tecnologias recomendadas.

Analista de infraestrutura

Esse profissional é responsável por fazer com que toda estrutura tecnológica de um negócio opere com máxima qualidade e segurança lidando com todas as informações da empresa onde atua.

Para trabalhar nessa área, é muito importante o entendimento de sistemas operacionais, como, Windows e Linux. Configuração tanto de software quanto de hardware de toda a infraestrutura de redes, servidor e bancos de dados de um projeto ou sistema.

Linguagens recomendadas MySql e Python.

Conclusão

Vimos então qual o foco de algumas das áreas mais influentes da TI.

Muito embora esse artigo tenha como foco a recomendação de linguagens de programação com base na área que quer seguir. É importante ratificar que, para muitas delas, é necessário um conhecimento maior que apenas uma linguagem. Por exemplo no Game Development, onde também é necessário uma Game Engine, ou o Analista de Infraestrutura, que não tem como foco principal a programação.