Que o Git é uma ferramenta muito importante para quem programa, todo mundo sabe. É muito raro encontrar uma pessoa desenvolvedora que não tenha um perfil no GitHub, ou em algum similar como o GitLab ou o Bitbucket. No entanto, poucas pessoas que utilizam essas plataformas realmente tem domínio sobre a ferramenta de controle de versão.
Quem nunca acabou baixando um repositório novamente ao invés de utilizar os mecanismos do Git para resolver algum problema no repositório local? Isso é até normal se você estiver aprendendo a utilizar a ferramenta, porém com o passar do tempo, este modo de agir pode muito facilmente te causar problemas.
Já que o Git é uma ferramenta bem difícil para algumas pessoas reuni aqui alguns recursos que podem te ajudar a dominar esta ferramenta. Um ponto importante para falar sobre estes recrusos no entando é que a maioria deles se encontra disponível apenas em língua inglesa, então caso você não tenha dominio da língua ferramentas como o tradutor do Google podem ser muito úteis aqui.
Livro digital Pro Git
Talvez você não saiba, mas dentro da documentação do Git existe um livro virtual gratuito com tudo que você precisa saber sobre ele. O livro está disponível em inglês, e possui traduções completas para várias línguas, no entanto a tradução para português (que é feita pela comunidade) ainda não está completa.
Você também pode baixar o livro em pdf assim como no formato epub se preferir.
Comandos Git
Nesta página você encontra uma lista (em português) de comandos do Git com uma breve descrição alguns deles. O site possui algumas seções que ainda não estão muito detalhadas, mas você tem acesso ao conteúdo necessário para instalar o Git, criar um projeto, utilizar branches e contribuir com projetos alheios.
Este site é um ótimo ponto de referencia para você conhecer as coisas que podem ser feitas com o Git, e junto com este site, vou dar uma dica rápida que é esta folha de dicas de comandos que também contém vários comandos e suas funcionalidades.
Git Magic
Git Magic é um projeto bem similar ao primeiro livro deste artigo, porém é um material bem mais completo. Além estar disponível em português, você também tem acesso a vários exercícios e exemplos de código para testar e reproduzir.
Além da versão online, você também pode baixar este guia no formato PDF, acessar o site do livro em HTML puro ou baixar um pacote com uma cópia do site para rodá-lo localmente.
Git Command Explorer
Se você consultar algum dos materiais apresentados até aqui, deve ter percebido que existem vários comandos, e que nem sempre fica muito claro o que cada um deles faz. Isso é um grande problema porque correr o risco de quebrar sua aplicação por um comando mal rodado no terminal é algo que nenhum de nós quer passar.
Bom, é ai que entra o Git Explorer. Essa ferramenta tem um uso bem simples, você seleciona o que você quer fazer e o comando para realizar aquela ação é mostrado pra você com algum comentário quando necessário. Dá uma olhada nos gifs abaixo:
Muito legal, não é? E você ainda pode só copiar o comando gerado automaticamente ao invés de digitar tudo.
Learn Git Branching
Sem sombra de dúvidas o maior desafio no uso do Git são os branches. A utilização desta feature pode ser muito complicada, especialmente se você não entende direito o que está acontecendo.
Mas se você está com disposição para aprender a utilizar os branches de forma correta, você pode tentar o Learn Git Branching. Esse site funciona de uma maneira similar a um joguinho, e possui vários níveis organizados em ordem de dificuldade. Para avançar no jogo você deve ir digitando comandos no terminal para modificar uma árvore que mostra o estado de um repositório.
No início de cada nível existe uma pequena introdução e demonstração dos comandos que se espera que sejam usados naquele nível. As vezes essas explicações vem acompanhadas de gifs e são bastante didáticas. Você tem uma meta diferente em cada nível e este é um ótimo jeito de aprender.
Mas antes de que você corra para resolver os desafios do Learn Git Branching, eu preciso te dar um aviso muito importante: as vezes estes desafios são muito mais difícieis do que parecem.
Git Immersion
Git Immersion é um tour guiado pelos fundamentos da ferramenta. Ele abrange desde a configuração do Git até alterações e contribuições a repositórios de terceiros. Ao todo são 53 tutoriais detalhados para você seguir e aprender.
Para os tutorias é preciso ter um interpretador de Ruby instalado já que o projeto de exemplo é desenvolvido em Ruby, mas se você não sabe Ruby, não se preocupe pois todo o código Ruby que você precisará digitar é mostrado nos tutoriais.
Bônus
Se você não tem interesse de utilizar essa ferramenta de controle de versão, você pode dar uma conferida neste artigo sobre o GitHub Desktop que pode te ajudar a ter um domínio da ferramenta sem precisar digitar uma linha de código.
Espero que você tenha gostado dessas dicas! Bons estudos e até mais!!