Fala, pessoal! Hoje trago um tema inicialmente um pouco menos técnico. Minha intenção é que esse artigo faça parte de uma série, na qual aprenderemos juntos sobre sobre a linguagem Swift.

A linguagem Swift foi apresentada na Apple Worldwide Developers Conference, também conhecida como WWDC, em 2014. Ela é uma linguagem de programação desenvolvida pela própria Apple para tomar o lugar do Objective-C, e criar softwares, para iOS MacOS, WatchOS e até mesmo para o TvOS.

Definição e Vantagens

Mas vamos voltar um pouco e entender o que a própria Apple diz sobre ela.

No site oficial temos a seguinte definição: “Swift é uma linguagem de programação consistente e intuitiva, desenvolvida pela Apple para a construção de aplicativos para iOS, Mac, Apple TV e Apple Watch. Ela foi criada para dar ainda mais liberdade para os desenvolvedores. Swift é fácil de usar e de código aberto, para que qualquer pessoa com uma boa ideia consiga fazer coisas surpreendentes.

Portanto, o Swift chegou para substituir o Objective-C com a vantagem de ser uma linguagem mais simples e mais moderna. Aqui, mostro uma pequena comparação de um “Hello World” em Objective-C e a mesma operação em Switft:

Claramente o Swift é mais simples, o que o torna mais fácil de aprender e de ensinar. No entanto, mesmo sendo mais simples, ele não deixa de ser completo e poderoso.

A linguagem inclui Closures e Generics, é rápida, segura, escalável, tem gerenciamento automático de memória e é de fácil leitura.

Requisitos

E o que é preciso para usá-la?

Como o Swift é uma linguagem feita pela Apple, para criar softwares para seus próprios hardwares, é de se esperar que ela tenha algumas limitações relacionadas ao sistema operacional onde irá funcionar.

Por conta disso, você só consegue trabalhar com o Swift a partir de um computador que rode MacOS, que é onde a IDE nativa da linguagem, o Xcode, está disponível para download.

Para trabalhar com o Xcode em outros sistemas como o Windows e Linux, é necessário que seja instalado o MacOS dentro de uma máquina virtual. Por questões de performance, isso não é muito recomendado.

Em resumo: para trabalhar com Swift, você precisa ter uma máquina com uma versão atualizada do MacOS, além de baixar e instalar a versão mais atualizada do Xcode.

Isso porque, dentro do Xcode, temos tudo que é necessário para se trabalhar com o Swift, desde a própria linguagem até os emuladores de iPhone, iPad, Apple TV e Apple Watch.

UIKit

O UIKit é, de longe, um dos frameworks mais conhecidos dentro do Swift.

É nele que encontraremos os objetos principais para construir um App, tais como tabelas e botões. Ele não só é responsável pelo conteúdo da interface, como também pela forma de se interagir com essa interface e ainda por gerenciar essa interação com o sistema.

Em outro artigo, falarei sobre a prática, e entrarei em mais detalhes sobre o UIKit. Por enquanto, fica somente essa menção, por se tratar de uma framework importante dentro do Swift.

Conclusão

Criada com o objetivo de ser a linguagem perfeita para a criação de Apps para os dispositivos Apple, o Swift é simples, poderoso, de rápido aprendizado e com resultados eficientes.

No entanto, a limitação existente é a questão do ambiente de trabalho da linguagem, que é difícil de obter em terras brasileiras. Mesmo assim, é uma área de desenvolvimento bem atraente e que oferece diversas possibilidades.

Até o próximo artigo!