Fala, pessoal. Tudo bom? Hoje eu vou continuar falando sobre o Swift (a primeira parte você pode ler aqui).
Nesse artigo, vou mostrar como podemos instalar e testar o Swift na sua máquina. Lembrando que, por conta das limitações que já foram ditas no outro artigo, o foco será no MacOS e nos testes dentro do iOS.
Apple ID
Antes de mais nada, você vai precisar fazer uma conta dentro do sistema da Apple. Procure por Apple ID no Google e, em seguida, você será levado para o site focado em criar e acessar tal conta.
Ela é uma conta única que abrange tudo que a Apple oferece, ou seja, caso você já tenha um dispositivo da empresa, você provavelmente já tem um Apple ID criado. Então, basta acessar sua conta no navegador.
Para facilitar, aqui está o link para a página principal → https://appleid.apple.com/br/
Para criar sua conta, basta clicar em “Crie seu ID Apple” como mostra a imagem:
Instalando
Primeiramente, para fazer a instalação da linguagem, teremos que instalar a IDE Xcode junto.
Como falado no primeiro artigo, a IDE e a linguagem acabaram dando as mãos e andando juntas a partir de um certo momento.
A parte boa é que instalando o Xcode, temos acesso não só a linguagem Swift como também a todos os emuladores possíveis de iOS, iPadOS, WatchOS e TvOS. A parte ruim é que essa IDE é bem pesada e chatinha de instalar, chegando a ter quase 13GB de tamanho.
Portanto, vou apresentar para vocês duas formas de fazer a instalação: uma mais simples, porém demorada, e uma mais complicada, porém com mais facilidade na hora de fazer a instalação em si.
1ª método
Começando pela forma fácil, tudo que precisa ser feito é entrar na App Store do seu Mac e pesquisar por Xcode.
Ao invés de clicar no botão Open, você vai ver o botão Get ou Obter, isso vai depender da linguagem do seu sistema. De toda forma, basta clicar e esperar o download e instalação terminarem.
É aqui que vem o “problema”. É bem simples de se fazer, basta procurar e clicar, pronto, já está instalando. No entanto, devido ao peso do Xcode, esse processo pode acabar demorando bastante, a ponto de você pensar que travou, bugou ou algo do tipo. E, como não temos nenhum fator nos mostrando como o processo está andando além daquele circulo de progresso da App Store, fica difícil saber se está tudo certo mesmo. A minha dica é: deixe de lado seu Mac um tempinho enquanto espera isso acabar.
2ª método
Antes de explicar sobre a segunda forma, que se trata de baixar o Xcode diretamente do site oficial da Apple, deixo esse site como dica -> https://xcodereleases.com/.
Aqui você encontra downloads diretos para todas as versões do Xcode sem precisar de toda a burocracia do site oficial, porém, como se trata de algo extra oficial – e eu sei que nem todo mundo confia – fica aqui a dica para quem conhece o site.
A seguir, vou explicar como fazer o download a partir do site oficial logo abaixo.
Primeiramente, vamos entrar no seguinte site → https://developer.apple.com/ e clicar na opção Account.
Aqui, você precisa fazer o login utilizando seu Apple ID. O login é necessário para que você tenha acesso aos downloads do site.
Depois, você será levado para essa tela:
Em seguida, basta clicar em Download Tools e na tela seguinte, basta clicar no botão More.
Nessa tela, teremos uma lista com diversos downloads, incluindo o download do Xcode.
Clicando em View Details, já teremos o botão para download do arquivo com extensão “.xip”. Ao terminar o download basta clicar duas vezes no arquivo e continuar com o processo de instalação do mesmo. Pronto.
Testando a instalação
Para testar a instalação do Swift, basta digitar o comando “swift —version” no terminal e esperar o resultado:
E para testar o Xcode e emuladores basta abrir o programa. Talvez ele peça alguns downloads na primeira vez que abrir, então, é só você confirmar e esperar o download e instalação.
Abrindo o Xcode, essa é a visão do programa sem nenhum projeto aberto:
Para testar um emulador, basta ir na opção Xcode na Menu Bar do seu Mac, ir até a opção Open Developer Tool e clicar em Simulator. Com isso um emulador de iOS irá abrir:
Com o emulador já aberto, é possível voltar no Menu Bar do Simulator, navegar no menu File, Open Simulator. Lá tem opções de outros emuladores para testar, e então, você pode escolher o dispositivo que quiser.
Quando o Xcode é instalado, ele trás consigo as versões mais recentes dos 3 sistemas mostrados acima, iOS, tvOS e watchOS.
No entanto, caso você queira baixar uma versão anterior, você pode fazer isso a partir das preferências/configurações do Xcode. Na aba Components das preferências você encontrará as opções para download.
Conclusão
Então é isso, galera. Instalação e testes iniciais feitos, tudo pronto para dar início a novos projetos utilizando a linguagem oficial da Apple.
No próximo artigo iniciaremos o nosso primeiro projeto! Até lá!