As cores estão presentes no nosso dia a dia, e aprendemos sobre as cores desde a infância. Quem nunca ouviu aquela música da Xuxa (que inclusive fala sobre diversas misturas diferentes): “o vermelho com azul dá roxo”?
A maioria de nós concorda que cores podem representar diversos sentimentos, e nosso senso comum nos permite dizer que certas combinações de cores ficam melhores do que outras. Se você quer se tornar um Web Designer (ou algo afim), possuir uma noção de teoria das cores torna-se essencial. Com esse conhecimento, você criará páginas Web super bonitas, evitando conflitos de cores que agrediriam visualmente seus usuários. Vamos lá, então!
Como enxergamos as cores
Conseguimos perceber as diferentes cores, graças a células presentes em nossos olhos conhecidas como cones. A condição conhecida como daltonismo, por exemplo, altera nossa percepção das cores; elas ainda são vistas, porém não da chamada maneira “comum”.
Atualmente, diversas pesquisas mostram que as cores são interpretadas pelo cérebro de formas diferentes. Você já deve ter ouvido, por exemplo, que uma determinada cor transmite a sensação de tranquilidade, ou que outra traz a sensação de perigo. Esses e outros tópicos estão ligados ao assunto de psicologia das cores, que abordaremos em um futuro artigo.
No momento, enfocaremos nas cores mais representativas, conhecidas como “as cores do arco-íris”: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (também conhecida como índigo), e violeta. Assim, é possível classificar essas cores de várias maneiras como: cores frias ou quentes, cores primárias ou secundárias etc.
Cores Primárias
São aquelas que não são obtidas misturando outras cores: azul, amarelo e vermelho. Por exemplo, quais cores você misturaria para conseguir azul? Ou amarelo? Por outro lado, essas cores misturadas formam o verde, que é uma cor secundária.
Cores Secundárias
Seguindo a lógica do assunto anterior, são as cores formadas pela mistura de duas cores primárias. O roxo, que é a mistura do azul com vermelho; o verde, resultado da mistura de azul e amarelo; o laranja, mistura de vermelho com amarelo.
Cores Terciárias
É a última definição quanto à mistura das cores, eu juro. Se você já está craque, agora é fácil de adivinhar – as cores terciárias são as combinações das cores primárias e secundárias. Por exemplo, o amarelo com verde, que gera um amarelo-esverdeado – o tom me lembra O Exorcista, não sei por que – ou então o magenta com violeta, que gera um magenta-arroxeado. Essas cores não têm nomes definidos, sendo então uma mistura dos nomes das cores originais.
Círculo Cromático
O círculo cromático é uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano. Por meio dele podemos observar as diversas definições referentes às cores, sendo as mais comuns as cores frias, cores quentes, combinações de cores – complementares, análogas e tríades. Nele também podemos observar a disposição das cores primárias, secundárias e terciárias.
Cores Frias
São as cores associadas ao frio, ao gelo, à noite, à lua. A sensação de temperatura por meio das cores é assunto também da psicologia das cores. As cores frias mais comuns são os azuis, verdes e violeta. Se dividíssemos o círculo cromático usando esse critério, as cores frias seriam as seguintes:
Cores Quentes
Em contraste às cores frias, as cores quentes são aquelas associadas ao calor, ao fogo, ao sol. As cores quentes mais comuns são o vermelho, o amarelo e o laranja. Novamente recorrendo ao círculo cromático, as cores quentes estariam opostas às cores frias:
Classificação quanto à posição no círculo cromático
No círculo cromático, certas combinações de cores são mais frequentes. Abordaremos três delas nesse artigo: as complementares, as análogas e as tríades.
Entender esses conceitos, saber como trabalhar as combinações de cores, além de saber quais contrastam com as outras e quais ficam mais interessantes, constitui-se em conhecimento essencial para montar páginas web visualmente atraentes.
Cores Complementares
As cores complementares são aquelas diretamente opostas no círculo cromático. A cor complementar ao azul é o laranja; a cor complementar ao vermelho é o verde e a cor complementar ao amarelo é o roxo.
Cores Análogas
As cores análogas são aquelas dispostas uma ao lado da outra no círculo cromático.
Tríade ou Triangulação
A triangulação é a separação das cores em forma de triângulo no círculo cromático; tem-se um espaço de três cores entre uma e outra. A triangulação mais comum é a das cores primárias, porém, seguindo a lógica, pode-se ter triangulações de quaisquer três cores.
Conclusão
Nesse artigo, abordamos o básico sobre teoria das cores. Nosso objetivo foi ajudar-lhe a fazer combinações de cores mais interessantes e que não gerem contrastes indesejados. No próximo artigo dessa minissérie, será abordado o assunto de psicologia das cores. Fiquem ligados!
Bons estudos!