O Terminal no MacOS e Linux é uma ferramenta indispensável para os profissionais da TI, desde o programador até o profissional de redes. Afinal, é uma ferramenta capaz de fazer instalações, configurações, checar dados e navegar pelo sistema.
Mesmo não sendo muito conhecido no mundo da programação, não são todos que gostam ou sabem usá-lo. Se esse é seu caso, vamos te ajudar nesse artigo!
Conhecendo o Terminal
Para abrir o Terminal no MacOS e Linux procure por “Terminal” na sua lista de Programas/Aplicativos. No Mac, você pode usar o Spotlight com o atalho “COMMAND + ESPAÇO” e digitar “terminal” para abri-lo.
Abrindo dessa forma, ele apontará diretamente para a pasta do seu usuário, ou seja, para o caminho: C, que é o HD principal da sua máquina, onde o seu OS está instalado; e Users, que é a pasta de usuários e seu nome de usuário.
Pode ser que o que apareça na sua tela varie um pouco de acordo com seu sistema e a versão dele. Mas o padrão é o seguinte:
Para demonstrar melhor, vou usar o comando “ls“, que serve para mostrar as pastas e arquivos que estão na pasta apontada pelo terminal no momento. Para usar o comando basta digitar e apertar Enter.
Você também pode escolher qual pasta será apontada ao abrir o Terminal. Basta abrir o explorador de Arquivos (no Mac é o Finder) e navegue até a pasta que você quer abra no terminal. Em seguida, clique com o botão direito na pasta e selecione a opção de abrir um novo Terminal na pasta. No Mac você verá o seguinte:
E no Ubuntu, assim:
Ao clicar nessa opção, o Terminal abrirá diretamente naquela pasta.
Se o caminho para a pasta não aparecer no terminal, você pode testar se deu tudo certo com o comando “pwd”. Esse comando printa o caminho atual no terminal, ou seja, para onde ele está apontando.
Navegando pelo sistema com o terminal
Vamos usar dois comandos para navegar pelas pastas do sistema: os comandos “cd” e “ls”. O “cd” funciona como um duplo clique no mouse, ou seja, ele abre a pasta e retorna para a pasta anterior.
O “ls”, quando o terminal está aberto na pasta selecionada, serve para descobrir o que há nela e avançar ou não. Para exemplificar melhor, começarei a partir da minha pasta “projects”, que fica no meu HD principal.
Primeiramente, vamos usar o comando “ls” para saber quais pastas estão dentro da pasta atual.
Você também pode usar algumas variações do comando ls, como por exemplo a flag “a” que mostra todos os arquivos, inclusive os escondidos.
Outra flag é “l”, que mostra a versão longa do “ls” normal, ou seja, traz mais informações sobre os arquivos.
Você também pode juntar as flags e usá-las ao mesmo tempo:
De agora em diante, podemos usar o comando “cd + nome da pasta” para avançar para dentro de uma pasta. Nesse caso, você deve escrever o nome correto da pasta e ela deve estar dentro da pasta atual onde você está, por exemplo:
Dentro da nova pasta podemos usar o comando “ls” para verificar seu conteúdo:
Podemos usar também o comando “cd ..” para retornar para a pasta anterior.
Limpando o Terminal
Após usarmos vários comandos, um após o outro, o Terminal acaba ficando poluído.
Por isso usamos o comando “clear” para limpar a tela.
Um fato interessante é que no MacOS o comando “clear” não limpa de fato o terminal, mas apenas printa várias linhas vazias para que os comandos usados anteriormente subam na tela e não fiquem visiveis.
Para limpar o terminal de verdade, você deve usar o atalho “COMMAND + K”. Dessa forma o terminal será de fato zerado e renovado.
Criando pastas via terminal
Você também pode criar uma nova pasta a partir do terminal com o comando “mkdir”.
No exemplo abaixo eu usei o “ls” para mostrar as pastas contidas dentro na pasta “projects”; criei uma nova pasta; mostrei novamente as pastas com o “ls”, para mostrar que foi adicionada uma nova pasta lá; e entrei na pasta recém criada com o comando “cd”.
Deletando pastas e arquivos via terminal
Para deletar arquivos pelo terminal basta usar o comando “rm” para deletar arquivos, e “rmdir” para deletar pastas. Vou exemplificar deletando a pasta que criei no exemplo anterior.
Outros usos
Várias tecnologias instaladas na sua máquina podem ser usadas pelo terminal, como por exemplo o NodeJS, Flutter e Dart. Após instalar, você pode usar os comandos com o ‘npm’, ‘node’, ‘dart’ ou ‘flutter’ para indicar que você quer usar aquele software especificamente.
Esses outros comandos variam de tecnologia para tecnologia, de versão para versão, então não irei dar tantos exemplos aqui. Mas sempre que você instalar uma nova tecnologia, é bom verificar quais comandos podem ser usados no terminal.
Nesses dois sites existem alguns links com vários comandos e dicas que você pode usar no terminal:
https://www.makeuseof.com/tag/mac-terminal-commands-cheat-sheet/ https://www.guru99.com/linux-commands-cheat-sheet.html
Esse pequeno guia é apenas um compilado de pequenas dicas para pessoas que tiveram pouco ou nenhum contato com o terminal no MacOS e Linux consigam lidar de forma mais efetiva com essa ferramenta tão importante. E que também tenham menos medo dele! Espero ter ajudado.
Bons estudos e até a próxima!