No mundo do desenvolvimento Web, o Postman é a ferramenta mais escolhida para realizar testes em API’s. No entanto, depender de uma ferramenta externa pode muitas vezes dificultar o desenvolvimento e testagem. Por essa razão, o Thunder Client foi desenvolvido como uma extensão para o VsCode para centralizar todo esse processo dentro de um só local.
Nesse artigo vamos conhecer essa ferramenta, entender como fazer a instalação e aproveitá-la ao máximo.
Instalação
Como qualquer extensão do Visual Studio Code, a instalação é bem simples.
Depois, basta clicar em Install. Pronto! Já podemos usar a extensão.
Como Utilizar
Primeiramente, precisamos de uma API para fazer as chamadas. Para isso, criei uma API bem simples com o Json-Server. Em seguida, vamos clicar no ícone de raio, que acabou de aparecer no VsCode.
Ao clicar, será aberta uma aba ao lado, nela estarão todas as requisições feitas e um botão para criar uma nova requisição. No meu caso, como ainda não fiz nenhuma requisição, só vejo o botão.
Agora vamos clicar em New Request. A visão é semelhante a outras clientes HTTP, como o Postman, por isso já estamos familiarizados com a ferramenta e entendemos como ela funciona.
Agora, vamos colocar a URL que vai acessar nossa API na barra de busca, selecionar o método que vamos usar e clicar em Send. Feito isso, veremos a seguinte resposta:
Para realizar inserções também é bem simples! Basta selecionar o método POST ao lado e depois clicar em body. Dessa forma, podemos adicionar todas as informações que quereremos que sejam adicionadas.
Seguindo essa lógica, você é capaz de realizar qualquer chamada HTTP sem maiores problemas, pois o Thunder Client vai suportar tranquilamente e não vai te atrapalhar durante a execução.
Espero que depois dessa dica você possa decidir melhor na hora de escolher qual ferramenta vai utilizar no desenvolvimento do seu projeto. Apesar de eu reconhecer que o Thunder Client é bem mais prático, admito que ele ainda não é o Postman no sentido de detalhes e ferramentas adicionais, mas uma alternativa é sempre bem vinda.
Bons estudos, pessoal! 😉