No mundo do desenvolvimento Web, o Postman é a ferramenta mais escolhida para realizar testes em API’s. No entanto, depender de uma ferramenta externa pode muitas vezes dificultar o desenvolvimento e testagem. Por essa razão, o Thunder Client foi desenvolvido como uma extensão para o VsCode para centralizar todo esse processo dentro de um só local.

Nesse artigo vamos conhecer essa ferramenta, entender como fazer a instalação e aproveitá-la ao máximo.

Instalação

Como qualquer extensão do Visual Studio Code, a instalação é bem simples.

Thunder Client no VSCode

Depois, basta clicar em Install. Pronto! Já podemos usar a extensão.

Como Utilizar

Primeiramente, precisamos de uma API para fazer as chamadas. Para isso, criei uma API bem simples com o Json-Server. Em seguida, vamos clicar no ícone de raio, que acabou de aparecer no VsCode.

Extensão Thunder Client no VSCode

Ao clicar, será aberta uma aba ao lado, nela estarão todas as requisições feitas e um botão para criar uma nova requisição. No meu caso, como ainda não fiz nenhuma requisição, só vejo o botão.

New Request no Thunder Client

Agora vamos clicar em New Request. A visão é semelhante a outras clientes HTTP, como o Postman, por isso já estamos familiarizados com a ferramenta e entendemos como ela funciona.

Thunder Client

Agora, vamos colocar a URL que vai acessar nossa API na barra de busca, selecionar o método que vamos usar e clicar em Send. Feito isso, veremos a seguinte resposta:

Inserções no Thunder Client

Para realizar inserções também é bem simples! Basta selecionar o método POST ao lado e depois clicar em body. Dessa forma, podemos adicionar todas as informações que quereremos que sejam adicionadas.

Chamadas HTTP no Thunder Client

Seguindo essa lógica, você é capaz de realizar qualquer chamada HTTP sem maiores problemas, pois o Thunder Client vai suportar tranquilamente e não vai te atrapalhar durante a execução.

Espero que depois dessa dica você possa decidir melhor na hora de escolher qual ferramenta vai utilizar no desenvolvimento do seu projeto. Apesar de eu reconhecer que o Thunder Client é bem mais prático, admito que ele ainda não é o Postman no sentido de detalhes e ferramentas adicionais, mas uma alternativa é sempre bem vinda.

Bons estudos, pessoal! 😉